segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A melhor Propaganda do Mundo.



Ahhhh a publicidade e propaganda... amo muito tudo isso. Sempre quis ser “propagandista”. Entrei na faculdade, comprei os livros, freqüentei o curso, bebi nos bares, comprei All Stares xadrezes e mesmo assim, nunca consegui virar um. Um dia eu chego lá. Esta semana mesmo fui visitar uma grande agência, falar com um grande homem e mostrar minha “grande” pasta de trabalhos. Foi realmente desesperador. Você lá, vendo a cara de WTF em cada peça e sem saber o que falar. O melhor é só ouvir.

Como conselho escutei: “Estude mais. Veja o que esta ai. Encontre a melhor propaganda do mundo”. Por um momento me assustei. Fiquei me perguntando qual seria a melhor propaganda? Como encontrar uma campanha duradoura, consistente, criativa e integrada que fosse realmente perfeita. Foi então que me bateu. A melhor Propaganda do Mundo não é o gorila tocando bateria, ou um peixe que é um cachorro, ou um emprego em uma ilha deserta. A melhor Propaganda do Mundo é: JESUS.

Com certeza algumas pessoas ficaram assustadas, outras pensaram “que absurdo” e a maioria foi no “olha o Fagundes falando outra merda”.

Juro a todos, minha intenção não é ficar aqui blasfemando, mas sim mostrar a todos que Jesus cristo foi, e ainda é, a melhor Propaganda do mundo.

Quando falamos hoje em boas campanhas publicitárias, o mercado esta dizendo “campanha integrada”. Foi-se o tempo que um bom título e uma boa peça faziam sucesso. Atualmente é o planejamento que manda. Ações, etapas, mídias, interatividade e várias outras ferramentas são o que fazem uma “BIG IDEA”.

Então vamos ao nosso case “Jesus Cristo”.

Fico imaginando a reunião de briefing deste job. Todos reunidos, São Pedro, Santo Antonio, Padim Ciço e lá, na ponta da mesa, Deus, que com sua voz grave anuncia a todos:

- Amigos, tive uma idéia genial. Criei algo que vai mudar a historia do mundo. Vou lançar um novo homem na terra, parecido com o modelo anterior, mas muito melhor. Com sabedoria, bondade e poder de transformar água em vinho.
- Aeeee bravo, baita idéia Seu Deus. – dizem todos.
- E como o Senhor vai chamá-lo? - pergunta São Tomé.
- Humm, ainda não sei. Pensei em “homem 2.0”. O que vocês acham?
- Acho que não é comercial. “Homem” já esta batido. Tem que ser algo novo.
- Que tal “Jesus Cristo”?
- É isso! - diz Deus animado – Será “Jesus Cristo. O filho de Deus”

Reparem a força de um BrainStorm bem feito. Já temos não só a marca, “Jesus Cristo”, como também temos a assinatura, “o filho de Deus”.

Produto definido, passamos a estratégia de lançamento. Ai é que começa a genialidade de uma boa campanha. Um produto destes você não lança direto na gôndola, com cartazes promocionais de feirão escrito “Vejam! Chegou Jesus Cristo.”. Não, algo assim requer um planejamento cuidadoso.

E qual foi a saída encontrada pelos diretores de marketing celestiais? VAMOS FAZER UM TEASER.

Teaser pra quem não sabe é a comunicação que antecede o lançamento. Não revela suas características ou qualidades, mas instiga o consumidor a aguardar. E o Teaser de JC foi sensacional.
O que Deus fez? Ele se utilizou das ferramentas do marketing direto, ou BTL, enviando apenas UMA mala direta a Maria. Nela dizia “Aguarde, você receberá Jesus Cristo. O filho de Deus”. Olha o impacto da Ação. Bastou uma mensagem a pessoa certa e em poucos dias toda Nazaré já sabia da notícia. Se existisse internet naquela época, as pessoas hoje diriam “Ganesh quem?”.

Produto lançado. Jesus Cristo está entre nós. E agora? A estratégia de comunicação de JC também foi genial. Hoje todas as marcas tentam fazer o que ele fez. Investir em REDE SOCIAL.

Jesus Cristo não ganhou market share por anunciar suas características, dizendo aos sete ventos “Vejam que incrível! Ele ora, ele anda sobre a água, ele multiplica peixes em segundos”. Jesus sabia, há dois mil anos atrás, o caminho para conquistar o consumidor. Ele agregou valor ao seu nome e investiu no dialogo franco e aberto com o público. Criou sua própria rede social, e como um twitter humano, fez sucesso agregando seguidores que viralizaram sua mensagem.

Mas, visionário que só ele, JC sabia que a moda de “segui-lo” logo terminaria. Ele precisava de algo forte para manter a marca intacta por gerações e gerações.

Primeiro, elaborou um evento , algo para poder demonstrar, através de um showcase, a qualidade do seu produto. Chamou a festa alguns formadores de opinião. Foi um sucesso! O R.S.V.P bombou com 12 nomes confirmados para este jantar.

Logo apos, Jesus e o conselho de marketing chegaram a uma decisão que poucas marcas (e pessoas) fazem hoje em dia: saber a hora de parar.
JC retirou seu produto quando as vendas estavam absolutamente cheias. Resultado: a procura por Jesus nunca teve fim. Ela simplesmente dura ate hoje. É um sucesso.

Muitos falam de Nike, Apple, Coca-Cola, mas ninguém tem o poder do nome Jesus Cristo. Tudo , ABSOLUTAMENTE TUDO, que você relacionar ao nome de Jesus, será um sucesso em vendas. Desde canecas até mensagens.

A marca é tão forte, mas tão forte, que eu posso agregar qualquer slogan a ela e, rapidamente, ele ganhar um caráter religioso e colocar 500 pessoas em uma igreja. Ex:

- Jesus Cristo. Emoção pra valer.
- Jesus Cristo. Você conhece, você confia.
- Jesus Cristo. Amo muito tudo isso.
- Jesus Cristo um banho de alegria em um mundo de água quente.

Por isso esqueçam Nizans, Ws, Sergio Valentes e afins. O Maior publicitário de todos os tempos sempre será Deus e seu case “Jesus”. Cannes para ele já!

7 comentários:

  1. tudo o q eu sempre disse, porem com um texto INCRIVEL!!!!

    e depois ele diz q nao e redator! humph!

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  2. E a mais de 2000 anos...ele sempre fala que vai voltar...e nunca volta...talvez pq o paraíso seja bem melhor que aqui...e já tenha conexão banda larga de internet...se fosse eu tbm não voltava!

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  3. Realmente
    Concordo com tudo...
    Deus com seu case "Jesus" não é só o melhor publicitário da Terra. Com certeza é do Universo todo...

    tenho um blog sobre política acho que vc vai gostar...
    masqueputariaeessa.blogspot.com

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