terça-feira, 16 de março de 2010

Texto Chato

É comum ouvirmos “é chato ser bonito”, ou “é chato ser gostoso”, mas vou te falar, é MUITO mais chato ser chato mesmo. Digo isso porque eu sou da descendência da nobre família dos chatos e por isso, entendo do assunto.

Superficialmente, a categoria se divide em dois: os chatos que sabem que são chatos e os chatos que não sabem. Obrigatoriamente, todo chato passa por estas duas fases, mas, obviamente, nunca ao mesmo tempo.

Quando evoluímos para chatos assumidos, começamos a perceber onde estão nossas chaturas e onde realmente incomodamos as outras pessoas. Lógico que não mudamos nosso jeito de ser, apenas temos consciência que aquilo é chato.

Tipo, eu sou o chato para assuntos místicos e exotéricos. Eu realmente não acredito em nada que todos acreditam, seja simpatia, religião, horóscopo, mapa astral, origami ou o que for. Isso sempre produz horas de discussões intermináveis sobre crenças, credos e cleros. Em contra partida, creio fielmente no poder invocado de uma simples palavra, canalizado por ondas magnéticas, levado até um local distante e por sua vez, alterando por completo a inércia de uma esfera em sua trajetória. Em outras palavras: Não grite “Gol” do meu lado antes da bola entrar ou eu te encho de porrada.

Mas o mundo moderno, com tanta tecnologia, já nos oferece grandes medidores de chatices, capazes de nos mostrar e indicar sintomas de cada personalidade, focando em seus defeitos e rotinas que lhe tornam uma pessoa chata. A esta ferramenta demos o nome de MICROSOFT MESSENGER.

E por que o MSN tem tal poder de avaliação? Bom, vamos pensar que a chatice é sempre gerada pelo intermédio de duas pessoas: a comum e o chato. O chato sozinho é incapaz de gerar chatice, já que este em tal condição não está incomodando ninguém. Antigamente, antes dos celulares, computadores e iphones, os seres humanos se relacionavam pessoalmente e, as chatices corriqueiras, se limitavam a aquele momento e acabavam a se perder. Com o MSN tudo mudou. Os relacionamentos começaram a ficar documentados e com eles, as chaturas de cada pessoa.
Então, como um bom usuário de MSN e chato assumido, vou utilizar os dois para mostrar como ser um chato exemplar.

1: Chato é aquele que fala mesmo quando o outro não quer ouvir. Esta é a primeira regra. Voltando ao passado, quando conversarmos ao vivo, os chatos não percebiam sua inconveniência, já que a pessoa comum não tinha nenhum dispositivo que alertasse esta não vontade de falar. Já na era do MSN, temos os avisos de “busy”, “away”, “out to lunch”, “out to fuck” e qualquer um destes. E o que um bom chato faz vendo tudo isso? Ignora por completo. O chato no MSN é socialista: a pessoa não tem status. Se esta lá, é de todos.

Ainda tem as pessoas comuns que apelam para o Nick. Colocam “Ale: OCUPADO PRA CARALHO PARA TUDO E TODOS”. Quero comunicar que para o chato isso não é barreira. Só existe um status que não perturbamos: o “off-line”.

2. Chato é aquele que insiste. Antigamente as pessoas também não tinham noção da quantidade dos repetidos “cutucos” nos ombros das pessoas. Sempre batendo e repetindo “ou, ou, ou, ou”. Olha nosso amigo MSN nos mostrando o quanto somos chatos. Os “cutucos” foram substituídos pelo seguinte dialogo:

Fagundes (18:45) diz:
Opa
Fagundes (18:46) diz:
E ai?
Fagundes (18:48) diz:
Ta ai? responde
Fagundes (18:49) diz:
Aro.
Fagundes (18:50) diz:
Fala mano.
Fagundes (18:51) diz:
Alooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

3. Chato é aquele que perde completamente a noção de uma indireta. Antes da nossa ferramenta de Nível de Chatura, as indiretas eram raramente percebidas. Os chatos jogavam uma frase ao vento, uma provocação ali, um olhar torto e apenas isso. Mas Deus criou O MSN e com ele o “Nick do MSN”, que nas mãos da pessoa comum é um lugar para colocar seu nome, mas para um chato, é a oportunidade perfeita de mostrar a sua indireta para mais de 247 contatos.

E o chato mesmo perde a noção mesmo e as indiretas vão desde “eu sou mais eu”, para aquele cara que te abandonou, ou até mesmo “vai se fuder seu filho da puta! Você não me paga para ser seu escravo”, para o chefe que pediu algo a mais. O mais legal é que tanto o cara que te abandonou, quanto o chefe autoritário, estão na lista deste chato.

4. Chato é aquele que não manda mensagens, escreve dramas. Isso é muito legal do MSN. Ele não só envia suas palavras para pontos distantes, mas registra todo discurso dramático do bom chato. Manuel Carlos ficaria com inveja. Para o chato, toda mensagem recebida de duplo sentido é motivo de um drama fenomenal. Eu mesmo escrevo textos e crônicas exaltados, inspirado e sufocante, devaneando sobre o porquê daquela fatídica mensagem recebida. O cúmulo do porre.

Mas o legal, é que oi chato como eu, após completar sua epopéia suplica, através do MSN pode reler e perceber o tamanho da sua chatice. Pelo tanto que escrevi, este foi um post chato pra caralho

Um comentário:

  1. Ola Rafael

    Encontrei seu bloger atravez do site da Regina
    que por sua vez me indicou uma cliente super bacana!

    Hoje abri meu email para agradece-la e me deparei com o link, imediatamente fui abrindo janela por janela até chegar em seus textos. Acredite me fez refletir e até a sorrir!
    Desta maneira percebemos quantas coisas nos passam sem percebermos!
    Este texto da chatice esta muito bom!

    Obrigado por sua colaboração em meu dia!

    Um abraço
    Nica Gomes

    ResponderExcluir