sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Por que não damos caronas?

Acabei de me perguntar: Por que não damos carona na estrada?

A resposta mais rápida é a segurança. Um estranho no meu carro? Acho isso perigoso.

E se fosse uma senhora, bem humilde, fraca, estendendo sua mão no meio de uma Rio Santos, você pararia?

Não me lembro de algum conhecido que tenha me dito que deu uma carona para alguém durante uma viagem. E não é por falta de pedidos. Sempre vejo alguém com polegares para cima, nos encostamentos e nós simplesmente seguimos reto sem olhar para trás.

Acho que não damos carona porque não queremos atrapalhar nossa viagem. Pensamos “eu sai cedo, sei a rota e quanto tempo eu levo. Qualquer desvio ou atraso será um problema”. Ninguém gosta de problemas. Um caroneiro é uma pessoa com problemas. Está lá, no meio do nada, passando frio, chuva, tentando a mesma coisa que você: seguir seu caminho.

Mas tudo isso não é problema meu nem muito menos seu, é do caroneiro. Mas mesmo assim, porque não ajudá-lo? Problemas, pelo que sei, não são contagiosos, não vou contrair problemas tendo eles do meu lado. Mas ai é que esta o ponto. Odiamos tanto os problemas que não queremos nem ouvi-los.

O que me leva a conclusão: Não damos caronas porque sabemos que colocando aquela pessoa dentro do nosso carro, não vamos mais seguir nosso caminho de forma tranqüila e feliz, possivelmente vamos passar um tempo conversando e ouvindo as aflições que passam no pobre caroneiro.

Quer prova disso? É só pensar quem são as pessoas que param seus veículos e abrem suas portas para os outros na beira da estrada. Caminhoneiros, carentes, que viajam sozinhos, ou seja, pessoas que tem PROBLEMAS. As pessoas assim são solidárias às outras, abrem seus braços porque também estão passando por aflições e que querem de algum jeito ajudar.

Não damos caronas porque não temos problemas. Estamos em nossos carros, no nosso ar condicionado, ouvindo nossas músicas, seguindo em frente sem se preocupar com nada, e é assim que queremos que fique.

Engraçado que, por melhor que seja seu carro e sua viagem, às vezes algo acontece. Uma batida, um pneu furado ou uma falta de gasolina. Ai vendo todos os carros passando você fica irritado, indignado como ninguém te ajuda. Pois é. Assim como você, ninguém quer saber dos problemas dos outros, só com os próprios.

Um comentário:

  1. Acredito exatamente com tudo que escreveste Fagundes... Verdade... As pessoas parecem tão preocupadas com seus próprios problemas que não são capazes de olhar para o lado para ver que existe gente em situação muito pior que a dele...
    E digo mais, enquanto não mudarmos isso...
    NADA mudará...

    ResponderExcluir