terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Gastando o tempo

Preciso de Tempo. Quem não precisa? Há quem diga “preciso de dinheiro”, mas se engana quem pensa que tempo é dinheiro. Dinheiro vai, dinheiro vem, o tempo é muito mais valioso, porque o tempo só se vai. Não ganhamos minutos, horas ou segundos, apenas os gastamos como consumistas desenfreados em um shopping vazio. Não é a toa que existe a expressão “gastando o tempo”. Existem os que sabem consumi-lo com responsabilidade e os que os rasgam feito esnobes franceses. As vezes não damos valor ao tempo.

Até tentamos lhe dar valor, pois recebemos nossos contra-cheques pelos minutos trabalhados. Três, quatro ou doze reais a hora. Como somos ingênuos. Aos olhos da sociedade moderna, nossa hora vale menos que um big mac. Como pode isso? Uma hora é algo muito valioso, já que cada hora é única, só existe aquela hora, minuto ou segundo, nunca mais existira aquele momento novamente. Se um diamante tem seu valor por sua raridade, porque não valorizarmos algo mais raro ainda como algo que só existe uma vez?

Não temos tempo para dar, me desculpe os ex-apaixonados que sempre tentam dá-lo à outra pessoa em um fim do relacionamento. Quem dera pudéssemos dar um tempo à alguém, mas se pudéssemos não daríamos, venderíamos, por um preço muito alto, tão alto, que aquele diamante que citamos momentos atrás, viraria uma mera bijuteria.

Vivemos em um cronometro regressivo, prestes a acabar. Na fila do banco, no ônibus e em vários lugares eu noto, “reservado para maiores de 60 anos. Parece que depois dos 60, seu tempo já se passou, como um relógio, onde cada ano é um minuto e, ironicamente, aos 60 a volta esta completa.

Quanto tempo você terá mais do que isso? 20 minutos? Meia hora? Lembre-se disso em seu leito de morte, quando sem forças escutar alguém perguntar para o médico “quanto tempo ele ainda tem? “ . É seu cronometro chegando ao zero.

Mas nada disso é novidade. O mundo já sabe da super valorização dos segundos, já entende que seu minuto vale mais do que ouro, e por isso, tentam sempre rouba-lo de você.

Quem é o dono do seu tempo? Sei que o tempo não pode ser desperdiçado, mas pare alguns minutos e faça suas contas, você pode ser uma pessoa milionária, basta investir seu bem mais precioso em você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário